quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Casa do Artesão será inaugurada na sexta-feira 17




A Secretaria de Turismo irá inaugurar, neste dia 17, sexta-feira, às 15h, a Casa do Artesão, onde hoje funciona o CAT – Centro de Atendimento ao Turista.

A Casa do Artesão funcionará como um local fixo de comercialização dos produtos artesanais e ficará aberto de terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 9h às 17h. "Ali teremos um ponto de venda e exposição permanente do produto artesanal realizado em Andradas. Faltava-nos este espaço, um local onde o turista possa chegar e levar uma lembrança de um produto elaborado por artesãos de nossa terra", explica Eduardo Lusvarghi, secretário de Turismo.

O atendimento será feito em revezamento pelos próprios artesãos que passaram por um curso de capacitação na unidade local do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) com a turismóloga Monica Zanetti e com a gestora do Caminhos Gerais, Gisleângela Mendes.

A inauguração será sucedida pela feira natalina dos artesãos. A feira ficará em atividade no próximo sábado, dia 18, e domingo, dia 19, das 9h às 17h, na Praça Coronel Antônio Augusto de Oliveira, ao lado da Feira Livre. "Vale ressaltar que a feira de artesanato anexada à feira da cidade foi uma solicitação do vereador Gustavo, por meio de uma sessão da Câmara de Vereadores", detalha o secretário de Turismo.

Projeto Inovar
O Projeto Inovar tem a finalidade de reestruturar o processo de informações turísticas de Andradas, envolvendo, portanto, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) aumentando a funcionalidade do espaço, seja pelo caráter social que poderá ter, seja pela nova atração turística que o município passa a oferecer aos seus visitantes.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, conjuntamente com a Secretaria de Planejamento Urbano do Município, elaboraram o Projeto Inovar, que já está na sua terceira etapa.

"O primeiro momento foi a apresentação do projeto pela Secretaria de Turismo a representantes de vários segmentos da sociedade. Este foi um momento de debates e de se ouvir sugestões. Aprovado em unanimidade pelos presentes deu-se prosseguimento à segunda etapa do projeto: a capacitação dos artesãos do Projart e dos agentes de trânsito que atendem as guaritas da entrada da cidade", detalha o secretário municipal de Turismo.

Ainda de acordo com o secretário, os participantes que não puderam realizar a capacitação no CVT que aconteceu na semana passada a fará no próximo mês.

Na sequência do Projeto Inovar pretende-se colocar placas de sinalização, informando as novas funções das guaritas das entradas que passarão a atender também como Postos de Informações Turísticas (PITs).