quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PROJETO INOVAR TEM INÍCIO ESTA SEMANA


A Prefeitura deverá inaugurar, ainda no mês de dezembro, o Projeto INOVAR, que a partir da reestruturação do CAT – Centro de Atendimento ao Turista, localizado na Praça Cel. Antonio Augusto de Oliveira, no centro, dará ao espaço, além da função de informações turísticas, uma finalidade social, com a exposição e vendas  dos produtos produzidos pelos  artesãos do Projart – Projeto Andradas Artesanal.
As guaritas, localizadas nas principais entradas da cidade, que hoje têm somente a função de abordar os veículos com cargas acima do peso permitido, se transformarão em PIT’s – Postos de Informações Turísticas.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, COMTUR, Centro Vocacional Tecnológico, Associação Circuito Caminhos Gerais, Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente e Artesãos  que integram o PROJART.
Para que isso aconteça, tanto os artesãos que aderiram ao Projeto INOVAR, quanto os agentes de trânsitos, estão recebendo treinamento, num curso de 20 horas,  oferecido pelas parcerias entre a Secretaria de Turismo, Associação Turística Caminhos Gerais e Centro Vocacional Tecnológico.
 “O objetivo é organizar a atividade turística e promover o seu desenvolvimento sustentável, apoiar, fortalecer e desenvolver o turismo no município, possibilitar que o turista conheça as opções de lazer, coletar dados e informações sobre o turismo local, incentivar o artesanato local, oferecer capacitação para os artesãos e formar Agentes de Informações Turísticas.

PROJART
O Projeto Andradas Artesanal foi criado no ano de 2009, visando oportunizar melhorias no setor artesanal do município. Durante este período, vários foram os momentos em que os artesãos puderam apresentar seus trabalhos, em exposições e feiras esporádicas realizadas pela Sdet – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

O CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES TURÍSTICOS
A primeira etapa do Curso de Formação de Agentes Turísticos teve início na quarta-feira (8/12), no CVT, com a participação de cerca de 20 pessoas.
O Curso foi ministrado pela Turismóloga Monica Zanetti, da Secretaria de Turismo de Andradas, e pela Gestora do Circuito Caminhos Gerais, Gisleangela Mendes.