quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Agentes de viagem conhecem e avaliam produtos locais

                             

O Passeio de Familiarização Turística (Famtur), realizado pela Prefeitura de Andradas e direcionado a profissionais do setor, aconteceu desde o último sábado, 13, até ontem, 15, quando houve a exposição de alguns atrativos locais como forma de divulgação e inclusão em pacotes turísticos. Agentes de Santos (SP), Ribeirão Preto (SP) e São Paulo (SP) conferiram o atendimento prestado ao consumidor e turista em restaurantes e clubes, além de terem ido a eventos, confecções de vestuário feminino e estebelecimentos que comercializam doces e queijos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet) da Prefeitura, Eduardo Lusvarghi, disse que o olhar crítico, preciso, claro e livre de paixões destes profissinais possibilitou uma avaliação especializada e um diagnóstico que deve pautar decisões importantes. Entre elas está incluída a possibilidade da realização de cursos de qualificação direcionados a profissionais de alguns tipos de empreendimentos, como garçons e outros atendentes. 
Por outro lado, a hospitalidade é um dos pontos positivos identificados pelos participantes.
Mais uma vez, foi expresso o potencial para desenvolvimento do turismo pela quantidade de opções que seriam atraentes para diversos públicos. "Os agentes ficaram encantados com a beleza da cidade, com o potencial a ser explorado", assinalou o secretário.
No entanto, a baixa qualidade do atendimento de alguns estabelecimentos - um dos quesitos avaliados - foi expressa pelos agentes. "A conclusão é que temos muito a melhorar. Temos o serviço, mas não temos a qualificação", pontuou.
Ele avaliou como significativa a presença dos profissionais e alcance do Famtur, ao especificar que o diretor da Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região (Avirp), um dos presentes, representa 150 agências de viagem. "Foi uma honra recebê-lo, pois ele não costuma fazer visitas deste tipo."
O olhar analítico e especializado dos quatro grupos possibilitou a análise de que o turismo focado no público jovem é o principal filão a ser explorado. A quantidade de eventos, um produto atraente para este tipo de público, coincide com o perfil do turista afeito a esportes de aventura, que costuma procurar atividades paralelas.
De acordo com o secretário, entre os resultados do encontro, já está a inclusão do passeio ciclístico Rota da Vinícolas nos pacotes voltados para o público jovem de algumas agências.
A turismóloga Monica Zanetti, também atuante na Sdet, explica que esta é a primeira vez que um passeio de familiarização é realizado em Andradas, sendo o evento avaliado como a principal maneira de divulgar produtos turísticos e trazer os agentes para conhecer o que efetivamente pode desenvolver o turismo no município.