quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Andradas sediou reunião para Criação de Centro Regional de Economia Solidária



Andradas sediou um encontro no dia 6 último para discutir a Criação de um Centro Regional de Economia Solidária e Incubadoras Públicas de Empreendimentos Populares Solidários. Participaram deste encontro, representantes de várias cidades da região discutiram a criação do Centro Público de Economia Solidária e Incubadoras Públicas de Empreendimentos Populares Solidários, que poderá ser sediado em Poços de Caldas (MG).
O encontro é o prolongamento de um processo iniciado no último mês de agosto, quando o vereador poços-caldense Tiago Cavelagna (DEM) apresentou na Casa Legislativa da cidade vizinha um anteprojeto de lei sugerindo a criação do centro. Desde então, vários encontros regionais foram realizados e o ponto de encontro, dessa vez, foi Andradas.
Várias autoridades estavam presentes, dentre elas o presidente da Câmara de Ipuiúna, secretários municipais de Botelhos e Andradas, vereadores de Caldas, além do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Poços de Caldas, Marcus Tadeu Sala Sansão, Secretária de Administração e Gestão de Pessoa, da Prefeitura de Andradas, Izabel Perinoto Perez e Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Andradas, Eduardo Elias Lusvarghi.
 "Nossa intenção é transformar o projeto da Economia Solidária em um projeto regional, onde os produtores, cooperados e artesãos, que  ainda hoje trabalham na informalidade, possam contar com auxílio e subsídios do poder público, centralizando esse atendimento em Poços. Esperamos que as reuniões continuem se frutificando para que o projeto conquiste uma abrangência regional", pontuou Cavelagna.
Em pauta, também esteve a realização da 1ª Feira da Economia Solidária em Poços, que será realizada em novembro, em local ainda a ser definido. Na ocasião, foi nomeada uma comissão para organizar o evento.
Outra reunião sobre o assunto já está agendada para as próximas semanas e contará, novamente, com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Poços, que é o representante direto do Executivo da cidade vizinha quando o assunto é economia solidária.

A criação do centro regional
O objetivo da proposta é criar um centro para fomentar e subsidiar recursos de instituições, associações e organizações não-governamentais que necessitam da formalização e documentação para inserir seus produtos de uma maneira mais efetiva no mercado de trabalho. A intenção é formalizar a atividade econômica de alguns trabalhadores, garantindo-lhes assim seus direitos. A matéria foi encaminhada ao Executivo de Poços de Caldas para análise e pode ser devolvida à Câmara de Poços como projeto de lei.