domingo, 27 de fevereiro de 2011

Chuva forte faz muitos estragos no município





Texto e fotos: Rosane Sousa

A forte chuva que caiu na madrugada do domingo (27) fez vários estragos em todo o município.
Os três rios que cortam a cidade não suportaram o volume de água e transbordaram. Várias árvores foram arrancadas e animais foram levados junto com destroços e entulhos.
Três pontes foram interditadas, uma passarela rodou e o asfalto de diversas ruas foi destruído pela força das águas.
A água invadiu residências no Jardim do Lago,  Jardim Giareta, Bairro 7 de Setembro, Bairro do Horto, Vila Mosconi e Jardim Rio Negro. Não há pessoas desalojas e nem desabrigadas.
O Prefeito Ademir Perez percorreu todos os lugares atingidos e prestou sua solidariedade às famílias atingidas. Ele fez vários contatos telefônicos e pediu ajuda para empresas e prefeituras de municípios vizinhos para obter  soluções emergenciais e socorrer as vítimas que perderam móveis, roupas, gêneros alimentícios e outros bens materiais.
A Secretaria de Obras trabalhou durante toda a madrugada atendendo a chamado de moradores, juntamente com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas.
A Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, a Secretaria de Saúde, Promoção e Bem Estar Social, além da Vigilância Epidemiológica do Município estavam em estado de alerta durante todo o dia. O objetivo era cadastrar as famílias atingidas, orientar sobre as questões de saúde.  Com apoio de vários órgãos e instituições, a prefeitura distribuiu água potável, cestas básicas, alimentos e remédios para as famílias.
Caminhões pipas trabalharam na limpeza dos quintais, residências e ruas que ficaram tomadas pela lama.